Banca de DEFESA: MARLISON DIEGO MELO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARLISON DIEGO MELO DA SILVA
DATA : 25/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

O ENFERMEIRO BACHAREL QUE ATUA COMO PROFESSOR DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Educação Superior. Enfermagem. Formação docente.


PÁGINAS: 123
RESUMO:

Esta pesquisa aborda o tema o enfermeiro bacharel que atua como professor de enfermagem na educação superior enfermagem e seus processos pedagógicos de ensino. A questão que desperta o interesse por ela, foram a saber: Como o Enfermeiro-Bacharel que atua como professor de enfermagem na Educação Superior interpreta seus Processos Pedagógicos de Ensino desde um marco de significados e sentidos à luz de um enfoque humanista? Uma vez que na sua formação inicial em enfermagem não se deu com foco para o ensino. Para tanto, temos como objetivo geral compreender como o enfermeiro-bacharel que atua como professor de enfermagem na Educação Superior interpreta seus processos pedagógicos desde um marco de significados e sentidos de ensino humanista. E quanto aos específicos, interpretar os sentidos e significados que o enfermeiro-bacharel professor atribuí ao processo de ensino e aprendizagem experimentado na educação superior em enfermagem; caracterizar os principais desafios que o enfermeiro-bacharel tem vivenciado durante sua experiência como professor na educação superior em enfermagem; e Discutir as interpretações que o enfermeiro-bacharel realiza sobre o exercício da docência na educação superior em enfermagem desde uma perspectiva humanista. O referencial teórico que embasa essa investigação trata de diversos temas considerando vários aspectos, como: desenvolvimento e caracterização da educação superior em enfermagem no Brasil, do ensino tecnicista ou tradicional que tem permeado o ensino e os processos pedagógicos do enfermeiro-bacharel professor, e do ensino desde uma perspectiva humanista que compreende novas relações do enfermeiro-bacharel professor para com o ensinar, com suporte dos teóricos, entre os autores como: Rizotto (1995), Carlos e Germano (2011), Saviani (2009), Spessoto e Real (2021), Sacristán e Gomez (2009), Pimenta (1997). Tardif (2014), Libâneo (2015), Rogers (1985) e Mizukami (2001), Aloni (1999), Mesquita (2012), Franco (2016), Parra (2002), D’Ávila (2022), Anastasiou e Alves (2015). Também foi desenvolvido o Estado do Conhecimento acerca da formação do enfermeiro bacharel, no qual destaca a ausência de uma formação pedagógica necessária para se atuar no ensino. A metodologia desta pesquisa está vinculada à abordagem qualitativa de investigação, caracterizada pela necessária aproximação intersubjetiva entre os sujeitos do estudo, professor pesquisador e professores pesquisados. Como sujeitos participantes da pesquisa se contou com apoio de 3 professoras com formação em bacharelado em enfermagem que atuam agora na educação superior com a responsabilidade de formar os futuros bacharéis em enfermagem. Em relação a técnicas e recursos usados para obter informação das 3 professoras pesquisadas, foram uma entrevista apoiada com perguntas, a modo de guia de entrevista, sobre sua atuação para ensinar na educação superior e de um questionário com perguntas fechadas e abertas para obter informações sobre suas trajetórias profissionais. A análise das informações captadas ocorreu a partir da abordagem hermenêutica (Quintana; Hermida, 2019), através das qual se gerou 5 categorias: As Enfermeiras Bacharéis Participantes da Pesquisa que Atuam na Educação Superior em Enfermagem; Construção da identidade docente do professor da educação superior em enfermagem: condições e qualidades; Processos de Ensino e Aprendizagem Experimentado na Educação Superior em Enfermagem; Desafios na Experiência do Professor da Educação Superior em Enfermagem; O Exercício da Docência na Educação Superior em Enfermagem Desde uma Perspectiva Humanista. Desse modo, se destaca que o exercício que acontece na educação superior em enfermagem é permeado pela ausência de formação pedagógica inicial e continuada, mas que ao mesmo tempo também reverberam traços e características de ensino humanista nas professoras colaboradoras desta pesquisa, bem como a necessidade de aprendizagens sobre os processos de ensino e aprendizagem mais atuais. A pesquisa ainda provoca novas inquietações em torno da formação pedagógica do enfermeiro para a docência e na assistência em saúde, haja vista a sua importância percebida para o trabalho assistencialista do enfermeiro.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS - UFERSA
Externo ao Programa - 5403 - FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
Presidente - 717.273.114-00 - MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL - UFERSA
Interna - 12265 - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 09:14
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