Banca de DEFESA: JULIANA KALLYNE TORRES MARINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA KALLYNE TORRES MARINHO
DATA : 31/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

O CORREDOR CULTURAL COMO ESPAÇO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS EM MOSSORÓ/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Espaço Público. Formação Cidadã. Juventude. Mossoró/RN.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

A partir do processo histórico da evolução urbana, os espaços públicos passaram a fazer parte da vida da sociedade, tanto para a prática da sociabilidade como para o lazer, para a expressão artística e até mesmo para as mobilizações políticas, tornando-se um espaço da cidade essencial na vida das pessoas. É nesse cenário que a presente pesquisa busca averiguar como a construção do corredor cultural em Mossoró Rio Grande do Norte (RN) contribui para a prática educativa de jovens nos espaços públicos da cidade, possibilitando oportunidades educativas e o enriquecimento da visão de mundo desses sujeitos. Os objetivos específicos são: (a) avaliar o impacto dos espaços do Corredor Cultural na formação cidadã dos jovens; (b) analisar se as práticas sociais no Corredor Cultural são educativas; e (c) identificar os principais locais de atividades educativas para jovens no Corredor Cultural. O título central do estudo é "O Corredor Cultural como Ambiente Educativo para a Formação Cidadã de Jovens em Mossoró/RN". Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo em que o público-alvo foi composto por indivíduos com idades entre 15 e 30 anos. Além disso, foram mantidos diálogos e
observações em campo e foi utilizado o diário de campo, registrando todos os passos que ocorriam durante as visitas de campo. A pesquisa foi embasada na literatura que aborda as categorias de "juventude", "espaço público" e "educação informal", utilizando as contribuições de autores como Gohn (2006), Freire (2011 e 2013), Gadotti (2012), Gomes (2012), Libaneo (1994), Marandino (2008), entre outros. Os relatos evidenciam que os jovens valorizam e reconhecem a importância da educação cidadã oferecida pelos locais do Corredor Cultural por meio da aprendizagem informal. Mesmo com desafios relacionados à distância e à segurança, os espaços do Corredor Cultural são vistos como o principal espaço público da cidade. Estes locais se transformaram em pontos de referência primordiais como espaços públicos na cidade, devido à sua visibilidade e às oportunidades oferecidas para atrair os jovens. Esta pesquisa buscou colocar em perspectiva como as vivências e interações através do Corredor Cultural em Mossoró/RN podem contribuir como processo educativo para com a formação
cidadã dos jovens na cidade a fim de refletir sobre a importância que o espaço público, como uma alternativa, desempenha para promover a educação informal.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 057.356.934-76 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS - UFERSA
Externo à Instituição - JOSENILDO SOARES BEZERRA - UFRN
Presidente - 6092 - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO
Notícia cadastrada em: 25/07/2024 13:34
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