Afetividade e a inclusão do estudante com Necessidade Educacional Especial: narrativas docentes
Afetividade. Educação Especial. Inclusão. Narrativas (auto)biográficas.
Esta pesquisa investiga as narrativas (auto)biográficas de professoras acerca da afetividade no processo de inclusão. Tem como objetivo principal compreender como o vínculo afetivo entre estudantes e professores pode colaborar no processo de inclusão do estudante com Necessidade Educacionais Especiais. Neste sentido, o aporte teórico-metodológico situa-se nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica em educação, a partir de Passeggi e Souza (2016). Para o embasamento da Educação Especial na perspectiva Inclusiva Brasil (2008), Mantoan (2003) e nas discussões sobre afetividade, Freire (1996) e Matos (2008). Participaram do estudo 03 (três) professoras que atuam na Educação Especial e na Sala de aula regular de uma escola estadual no Município de Caraúbas/RN. As entrevistas narrativas, inspirada em Jovchelovicth e Bauer (2002), foram o procedimento para a coleta de dados. A partir das narrativas das professoras foram criados 03 (três) eixos de análise: percepções docentes sobre afetividade, reflexões sobre a prática pedagógica e desafios e sentimentos envolvidos no trabalho docente. Os resultados deste estudo respondem ao objetivo principal e demonstram o compromisso e dedicação das professoras com a educação pública e inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial, constatando que a afetividade contribui para a aprendizagem e desenvolvimento desses alunos.