NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE UM TEMPO PANDÊMICO (2020 – 2023): ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS MULTISSERIADAS DE FELIPE GUERRA – RN
Ensino-Aprendizagem. Escolas multisseriadas. Pandemia. Tecnologias digitais. Ensino remoto. Educação do Campo.
Esta pesquisa tem por objetivo cerne compreender como se desenvolveram os processos de ensino-aprendizagem em escolas multisseriadas no campo, no contexto da pandemia causada pela COVID-19, no Município de Felipe Guerra -RN, a partir das narrativas de professores. Em relação aos objetivos específicos demarcamos: a) Evidenciar como se desenvolveram os processos de ensino-aprendizagem em escolas multisseriadas no campo com o ensino remoto e o uso de tecnologias digitais; b) Descrever práticas pedagógicas realizadas pelos professores no período da pandemia causada pela COVID-19 com as tecnologias digitais; e c) Identificar, por meio das narrativas dos professores, quais recursos didáticos foram utilizados no ensino remoto no período da pandemia causada pela COVID-19. O estudo faz uso da abordagem qualitativa com o método da pesquisa narrativa. As técnicas utilizadas para produção de dados são as entrevistas narrativas e a roda de conversa. Como loci da investigação, foram escolhidas seis escolas localizadas nas comunidades rurais do município de Felipe Guerra-RN. Os participantes do estudo são seis professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental. Adicionalmente, foi realizado um levantamento bibliográfico do tipo Estado do Conhecimento sobre Educação do Campo e tecnologias digitais. Para embasamento teórico, foram utilizadas as contribuições de autores como Caldart (2009), Santos (2017), Hage (2011), Almeida (2015), Lima (2022) entre outros.