A ALTERNÂNCIA ENTRE A GESTÃO E A DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO E SEUS IMPACTOS NO ENSINO
Ensino-Aprendizagem. Escolas multisseriadas. Pandemia. Tecnologias digitais. Ensino remoto. Educação do Campo
Não é difícil se deparar com professores que saem da sala de aula para assumir cargo de gestão em suas unidades escolares. Passados alguns anos, retornam para a docência acrescidos da experiência da responsabilidade de gerir, de administrar e de liderar um grupo de professores, servidores e alunos. Essa Pesquisa busca compreender e relatar as contribuições para a área de Ensino, dos docentes que assumiram a Gestão Escolar e que retornaram para a sala de aula. Tem como objetivo inventariar como a legislação, tanto no âmbito federal quanto no estadual, normatiza a gestão escolar. Para tanto, a Pesquisa se serve dos acervos documentais que orientam a Gestão e escolar e os registros de memória dos professores que experienciaram esse duplo fazer. Metodologicamente, a pesquisa se configura de natureza documental e descritiva, segue uma abordagem qualitativa cuja coleta de dados se dá por uma entrevista semiestruturada com 4 gestores de três escolas estaduais do campo da 12ª DIREC do Rio Grande do Norte. Como Resultado, acreditamos que a alternância no exercício de docência e gestão acarreta contribuições significativas para o campo do ensino porque qualifica o profissional para lidar com problemas cotidianos em sala de aula, ampliando as relações humanas entre os profissionais do magistério público e seus alunos.