O ENSINO NA E PARA A (RE)INSERÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS NO VALE DO AÇU/RN: EXPERIÊNCIAS DOCENTES
Práticas de ensino. Pesquisa (Auto)biográfica. Escola Regular. Narrativas autobiográficas.
Conhecer e ouvir as histórias narradas por professoras, por meio das narrativas autobiográficas, sobre suas práticas de ensino ao acompanharem o processo de (re)inserção escolar de crianças com doenças crônicas, é o que nos direciona na realização dessa pesquisa, que tem como objetivo primordial investigar com o uso das narrativas autobiográficas como as professoras desenvolvem suas estratégias de ensino ao acompanhar o processo de (re)inserção escolar de crianças com doenças crônicas. Assim, na busca por respostas para as perguntas que nos movem, optamos por enveredar pelos caminhos da pesquisa (auto)biográfica em educação, optando pelo uso das narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa na perspectiva da pesquisa qualitativa. Iremos nos debruçar sobre as narrativas autobiográficas (orais e escritas), construídas por meio das entrevistas narrativas (EN) inspiradas em Jovchelovitch e Bauer (2002), Oliveira (2016), e registros nos diários de campo. Nossas referências teóricas situam-se na encruzilhada do movimento de pesquisa (auto)biográfica em educação: Delory-Momberger, 2014; Passeggi, 2011, 2016; Passeggi e Souza, 2016, na busca por compreender o resgate do sujeito para o centro de interesse da pesquisa, valorizando as narrativas autobiográficas como meio de narrar as experiências. Larrosa (2002) apresenta o conceito de experiência, o saber resultante das experiências e conceitos que nos inspiram a refletir sobre o sujeito da experiência. Moreira (2002), Holanda (2008), evidenciam em suas pesquisas o conceito de doença crônica e o processo de (re)inserção escolar; e Rocha (2014) nos permite refletir sobre as narrativas de crianças com doenças crônicas evidenciando em suas vozes a vivência do adoecimento e as experiências vivenciadas no hospital, para pensarmos na criança como ser ativo, que ecoam em suas vozes o que é o adoecimento e a importância de prosseguir com os estudos, mesmo em situações adversas.