Banca de DEFESA: LORENA FEITOSA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LORENA FEITOSA COSTA
DATA : 24/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM MUSICAL NAS AULAS DE MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Autodeterminação; educação musical; ensino fundamental.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Este trabalho teve, como principal objetivo, investigar a percepção das necessidades psicológicas básicas dos estudantes de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental para a aprendizagem musical. Essa turma, que compôs o objeto de interesse desta investigação, faz parte da Rede Municipal de Ensino, da Cidade de Mossoró/RN. Para alcançarmos os objetivos elencados neste estudo, escolhemos, como estratégia metodológica, o estudo de  caso, utilizando múltiplas técnicas para coleta de dados, tais como: a entrevista semiestruturada e a observação participante. Para complementar essas ferramentas, utilizamos o desenho infantil, as notas de campo, os registros fotográficos e as filmagens. O referencial teórico que embasou esta pesquisa foi a Teoria da Autodeterminação proposta por Deci e Ryan (1985). Porém, no decorrer do trabalho, contamos com outros autores para fundamentar as nossas análises, como Reeve (2006), Guimarães (2003) e tantos outros que realizaram trabalhos sobre a motivação no contexto educacional. Após a execução da pesquisa e posteriores análise, compreensão e interpretação dos dados, constatamos que a motivação intrínseca nem sempre foi encontrada, mas as percepções dos alunos sobre as necessidades psicológicas básicas indicaram a presença também da motivação extrínseca em seus níveis mais autodeterminados (autônomo). Além de uma motivação derivada de vários fatores, observamos a influência do contexto ambiental no processo motivacional dos alunos. Além disso, em alguns casos, os fatores ambientais favoreceram a motivação autônoma e, em outros, prejudicaram-na. Por fim, acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir com trabalhos futuros, despertando o interesse da comunidade acadêmica, dos docentes e de todo corpo escolar para os processos motivacionais dos estudantes, que influenciam não só a aprendizagem, mas o desempenho e o bem-estar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3816 - GIANN MENDES RIBEIRO
Interno - 947.227.223-15 - MARCELO NUNES COELHO - IFRN
Externo à Instituição - MÁRIO ANDRÉ WANDERLEY OLIVEIRA - UFRN
Notícia cadastrada em: 13/09/2024 10:19
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