ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO: DA CONSTRUÇÃO A ATUAÇÃO DOCENTE
Itinerários formativos. Ensino médio. Ciclo de Políticas. Currículo.
A presente pesquisa é resultado do processo percorrido até o momento no Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (POSENSINO), associação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa está em andamento e pretende realizar uma análise da configuração dos itinerários formativos a partir das notas legais e da atuação docente. O objetivo geral do estudo é a analisar os itinerários formativos do ensino médio a partir dos documentos oficiais e da atuação docente. Este objetivo foi perpassado pelos seguintes objetivos específicos: a) Analisar a construção dos itinerários formativos a partir dos documentos oficiais. b) Compreender a atuação docente a partir dos itinerários formativos. c) Compreender a estruturação dos itinerários formativos a partir do ciclo de políticas. O escopo teórico-metodológico do estudo é a base proposta pela abordagem do Ciclo de Políticas de Ball. A pesquisa de caráter qualitativo, utiliza como abordagens de construção de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. A partir de uma perspectiva não centrada, procuramos produzir contribuições para o campo dos debates curriculares em torno dos itinerários formativos, entendendo as disputas e sentidos presentes da construção à atuação docente.