NOVO ENSINO MÉDIO (NEM): CONSTRUÇÕES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA PERSPECTIVA DOCENTE EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MOSSORÓ-RN
Itinerários formativos. Novo Ensino Médio. Currículo. Políticas educacionais.
Este trabalho dissertativo discute sobre a perpectiva docente no processo de construção dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio (NEM) em uma escola estadual de Mossoró-RN. O trabalho é de abordagem qualitativa, descritivo e analítico. A pesquisa tem como base teórica os estudos de Ball e Bowe (1992) sobre a produção de políticas, principalmente, no ciclo de políticas. A análise também se apoia nas leituras de Lopes e Macedo (2011) sobre teorias de currículo, que discutem as diversas disputas e demandas nas escolas, influenciadas pelos diferentes contextos. Adotamos a perspectiva de que a política educacional deve ser vista como uma oportunidade para reinterpretação e adaptação em diferentes contextos. Visualizamos como importante na política educacional o processo de flexibilição e da contextualização em sua construção. Desse modo, inicialmente, discutimos a relação entre o Novo Ensino Médio e os itinerários formativos a partir da produção de um estado do conhecimento. Em seguida, realizamos um percurso histórico do ensino médio no Brasil. Posteriormente, analisamos a construção das políticas educacionais e os processos de negociação. Ainda, será realizada entrevista semi-estruturadas com docentes da instituição selecionada para auxiliar na compreensão do processo de desenvolvimento, as demandas e experiências docentes do ensino médio sobre os itinerários formativos.