Protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio: a produção da política no contexto da prática
Políticas educacionais. Juventudes. Ciclo Contínuo de Políticas.
Tendo como objetivo principal a intenção de analisar o protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio a partir do contexto da prática, o presente trabalho possui um caráter quanti-qualitativo para análise dos dados. Para construção dos dados e a busca pelos objetivos específicos: identificar os sentidos de protagonismo juvenil na Lei 13.415; conhecer a percepção docente acerca do protagonismo juvenil e compreender a percepção dos discentes acerca do protagonismo juvenil, utilizamos as pesquisas documental, juntamente com a entrevista semiestruturada e o questionário. O público abordado com a pesquisa serão os membros do corpo docente, discente e equipe pedagógica de uma instituição de ensino médio localizada na cidade de Mossoró-RN. A análise metodológica também conta com as contribuições da abordagem do ciclo contínuo de políticas de Ball e Bowe. O referencial teórico do estudo é baseado em uma perspectiva descentrada, na qual os sentidos e conceitos estão sempre sujeitos a mudanças de acordo com os contextos, interesses e disputas envolvidos na sua construção. Percebendo o processo de protagonismo juvenil como algo sujeito a cada contexto, identificamos a importância de refletir acerca do protagonismo juvenil que chega até à escola de ensino médio, etapa essa de ensino que nas últimas décadas passa por diferentes disputas políticas e de interesses. As considerações finais do estudo ainda estão sendo construídas.