ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA
Sequência Didática. Tabela Periódica. Reciclagem.
O ensino de Química desempenha um papel crucial na formação educacional dos estudantes, especialmente no Ensino Fundamental II, em que começa a explorar conceitos mais complexos e abstratos. Nesse sentido, no contexto educacional, o ensino de Química enfrenta o desafio de tornar esses conceitos acessíveis e significativos para os estudantes. Entretanto, a Química é percebida como uma disciplina difícil e distante da realidade dos estudantes, o que pode resultar em desinteresse e dificuldades de aprendizagem. Desta forma, para superar esses obstáculos muitos pesquisadores buscam que o ensino seja contextualizado, conectando o conteúdo científico às experiências diárias dos estudantes e aos desafios globais, como a sustentabilidade e a preservação ambiental. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma Sequência Didática (SD) para o conteúdo de Tabela Periódica com uma abordagem voltada para reciclagem de garrafas PET, em uma turma do 9º ano no ensino fundamental II em uma escola estadual na cidade de Apodi-RN. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa e foi conduzida por duas etapas: a revisão bibliográfica e a pesquisa-ação. Na primeira etapa, foi realizada uma revisão bibliográfica por meio de um estado da arte, mapeando um panorama abrangente das estratégias utilizadas em sequências didáticas focadas no ensino da tabela periódica. A segunda etapa consistiu na pesquisa-ação, que foi desenvolvida em nove (09) encontros. Durante esses encontros, foi implementada uma Sequência Didática que procurou abordar o conteúdo de forma a mostrar a sua importância e aplicação no cotidiano dos estudantes. Os resultados da pesquisa foram organizados em duas partes principais: primeiro, foram apresentadas as discussões geradas a partir do estado da arte. Então, essa análise mostrou-se excelente, destacando a relevância e eficácia das diversas abordagens e estratégias utilizadas na educação nesse tema. Na segunda parte, os resultados obtidos durante a aplicação da Sequência Didática (SD) foram detalhados. Esses resultados incluem uma série de atividades e produções realizadas pelos alunos, tais como: a confecção de uma Tabela Periódica física, a criação de mapas mentais e de um cartaz de palavras, além do engajamento em diálogos e discussões. Especificamente, os estudantes participaram de um diálogo sobre a história em quadrinhos utilizada para ensinar os gases nobres, além de uma rica discussão sobre o documentário Césio - 137: O Pesadelo de Goiânia, que intensificou a compreensão sobre os efeitos ambientais resultantes do descarte inapropriado de materiais radioativos. Por fim, houve uma oficina de reciclagem com garrafas PET que resultou na produção de brinquedos, em que os estudantes puderam aplicar os conceitos aprendidos de forma prática e sustentável. Após a SD, ocorreu a aplicação de um questionário que permitiu avaliar o aprendizado dos estudantes ao longo do processo, confirmando que as atividades realizadas foram eficazes para promover a compreensão dos conteúdos abordados e para incentivar a consciência ambiental. Diante disso, é possível afirmar que a SD foi eficaz em alcançar os objetivos propostos. As atividades desenvolvidas promoveram uma compreensão profunda do conteúdo da Tabela Periódica, e as diversas abordagens e recursos utilizados, demonstrando eficiência na facilitação do aprendizado dos estudantes, reforçando a importância de métodos didáticos inovadores e integrados no ensino de Química.