A ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE COMO CONTRIBUINTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ciência-Tecnologia-Sociedade; Sequência Didática; Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Matemática.
O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade surgiu nas décadas de 1970 e 1980, criticando a ordem vigente e a função social do desenvolvimento científico e tecnológico. Esse movimento busca proporcionar uma visão contextualizada da ciência e tecnologia, promovendo mecanismos democráticos para a tomada de decisões. No campo educacional, incorporar os conceitos Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino da matemática permite que os alunos vejam a matemática como fundamental na geração de tecnologia e interação social, reconhecendo seu papel transformador. Discutir a inserção desta abordagem no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos é essencial, conforme a orientação da Base Nacional Comum Curricular de contextualizar a educação básica com a realidade dos alunos. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar o potencial pedagógico do uso da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino de matemática no contexto de jovens e adultos, por meio de uma sequência didática denominada “O uso da porcentagem no cotidiano dos estudantes”. Este estudo apresenta-se como exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Para a análise dos dados será utilizado a análise de conteúdo abordada por Bardin (2011). O estudo será realizado em um Centro de Educação de Jovens e Adultos, da rede pública estadual. A pesquisa será realizada com um professor de matemática e os alunos matriculados na turma de Educação de Jovens e Adultos na modalidade ensino médio no segundo semestre de 2024. A pesquisa será conduzida por meio de questionários aplicados a alunos e ao professor e a aplicação da sequência didática aos alunos. Os questionários para os alunos buscarão conhecer a caracterização dos estudantes e um levantamento prévio do conhecimento sobre o uso da porcentagem em seu cotidiano. O questionário para o professor pretende coletar informações sobre as características do docente, recursos metodológicos, conhecimentos e uso da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, bem como da Base Nacional Comum Curricular. Os dados das perguntas fechadas serão inseridos em uma planilha eletrônica para o cálculo de média, mediana e desvio padrão, visando à análise da proporção de entendimento sobre os objetos de investigação. Já os dados das perguntas abertas serão analisados qualitativamente através da análise de conteúdo. Espera-se que este estudo contribua para a compreensão do potencial pedagógico do uso da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de matemática para jovens e adultos. A análise dos dados permitirá identificar as percepções dos alunos e do professor sobre a relevância e a eficácia da sequência didática proposta. Além disso, os resultados poderão fornecer subsídios para a elaboração de estratégias pedagógicas mais alinhadas com a realidade dos estudantes, promovendo um ensino de matemática mais contextualizado e significativo. A longo prazo, espera-se que a aplicação dessa abordagem possa fomentar uma educação matemática crítica e transformadora, capacitando os alunos para uma participação mais ativa e consciente na sociedade.