ABORDAGEM DE PRISMAS E PIRÂMIDES: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PIONEIRAS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR EM TEMPO INTEGRAL DA 14ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
Abordagem; Geometria Espacial; Ensino Médio Potiguar em Tempo Integral
O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar como o conteúdo de prismas e pirâmides é abordado pelos professores de matemática nas escolas pioneiras do Ensino Médio Potiguar em Tempo Integral da 14ª DIREC. Nesse intento, delineamos os seguintes objetivos específicos: i) descrever como o conteúdo de prismas e pirâmides é apresentado no Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar; ii) compreender como os professores de matemática aplicam as diretrizes do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar em suas práticas em relação à abordagem de prismas e pirâmides; e iii) investigar os desafios e estratégias apresentados pelos professores de matemática quanto à abordagem de prismas e pirâmides. Para embasar teoricamente a nossa pesquisa, tomamos como referência os estudos de Gonçalves (2021), Bezerra (2021), Silva (2018), Lorenzato (1995), Pavannelo (1995) e Brasil (2018), onde buscamos refletir sobre abordagens e fundamentos da geometria espacial no ensino médio. Em se tratando da dimensão metodológica, o trabalho se insere no universo da pesquisa de campo tendo vista que pretendemos coletar as informações diretamente junto à população que está sendo pesquisada. Para a produção de dados serão aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas, cujas análises ocorrerão a partir da técnica Análise de Conteúdo, conforme as proposições de Bardin (2016), considerando, portanto, as dimensões de uma abordagem qualitativa do corpus.