ENSINO DE INGLÊS MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA:UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO DO PROFESSOR-PESQUISADOR
tecnologias digitais. língua inglesa. escola pública. análise dialógica dodiscurso
O ensino de inglês na escola pública, por meio de tecnologias digitais, é uma temática que tem sido bastante estudada. Contudo, as tecnologias digitais estão em constante enovação com o surgimento de novos aplicativos que podem ser utilizados para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem de língua inglesa (Paiva, 2019; Aragão, Guanaes, 2022). Então, este trabalho objetiva investigar o ensino de língua inglesa mediado por tecnologias digitais na escola pública a partir da análise do discurso de professores-pesquisadores articipantes do Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (ABRALITEC). Para isso, elencamos como objetivos específicos, identificar as tecnologias digitais utilizadas para ensinar a língua inglesa na escola pública e elucidar o posicionamento dos professores-esquisadores de inglês sobre o ensino da língua por meio de tecnologias digitais. Então, fundamentamo-nos nas concepções de que a língua é interação discursiva e mediadora das relações humanas que são evidenciadas por meio de enunciados concretos e realizadas em forma de gêneros do discurso (Bakhtin, 2016; Volóchinov, 2017). A abordagem desta investigação é de caráter qualitativo (Minayo, 2017; Gonzalez, 2013, 2020; Gerhardt & Silveira, 2009). O corpus é constituído de 29 resumos de comunicações orais que foram publicados nos cadernos de resumos do Seminário Internacional da ABRALITEC em suas edições I, II, III, no eixo temático que trata sobre novas tecnologias aplicadas ao ensino e à aprendizagem de língua inglesa. Para analisar esses resumos, adotamos a Análise Dialógica do Discurso (Brait, 2021). A pesquisa revela que os professores de inglês utilizam uma grande variedade de tecnologias digitais dentro do processo de ensino aprendizagem da língua inglesa, que pode variar dependendo da abordagem proposta por eles. Portanto, entendemos que o uso de tecnologias digitais permite a interação entre professores e estudantes fora do ambiente escolar, dessa forma, o processo de ensino e de aprendizagem é facilitado por meio dessas tecnologias, mesmo que a comunidade acadêmica ainda enfrente obstáculos a serem superados.