A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PARA A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADEDE JOVENS NEGROS(AS) DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIOINTEGRAL, NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN
Identidades negras; narrativas autobiográficas; jovens; ensino de história.
A presente pesquisa tem o intuito de investigar como jovens negras, no Brasil,construíram sua identidade racial e, através da sua história de vida e das influências daeducação, se afirmaram nas questões étnico-raciais. O objetivo geral foi compreender oprocesso de construção da identidade negra através da história de vida e da educação deestudantes negras da Escola Estadual Dix Sept Rosado, na cidade de Mossoró/RN. Os objetivosespecíficos foram: a) identificar como se deu o processo de construção da identidade negra dasestudantes negras; b) analisar como a autoimagem das pessoas negras é elaborada a partir dascondições e relações sociais e educacionais; c) verificar que mudanças ocorreram na história devida dessas pessoas que as levaram a revelar seu pertencimento étnico-racial; e d) analisar comoa afirmação política de pessoas negras se consolidou e contribuiu para ressignificar e fortalecera vida da população negra. O trabalho fundamenta-se nas ideias de Hall (2003), sobreidentidade; Munanga (2009), Sousa (1983), Santana (2015) e Reis (2012) – sobre identidadesnegras; e Gomes (2008) e Reis (2012) quanto às relações étnico-raciais na educação. Ametodologia da pesquisa incluiu a coleta de narrativas orais de histórias de vida por meio deentrevistas narrativas. Concluiu-se que a hipótese da escola e da disciplina História seremfundamentais à afirmação da identidade racial de jovens negras não foi comprovada, uma vezque outros espaços sociais foram mais citados. Por outro lado, percebeu-se que a escola temmudado sua abordagem das questões raciais e contribuído, de modo positivo, para a produçãode identidades raciais afirmativas.