O ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: um estudo comparativo sobre como ensinar a língua - Brasil e Espanha
Ensino de língua inglesa. Escola pública. Resumo acadêmico. Metodologias de ensino.
O objetivo desta pesquisa é entender como os professores de língua inglesa conduzem o ensino da língua em escolas públicas no Brasil e na Espanha. Para isso, o estudo explora o discurso acadêmico de professores de inglês durante sua participação em eventos científicos especializados, nos quais esses profissionais discutem como ensinar a língua em seus contextos específicos. O estudo é baseado em pesquisas teóricas e metodológicas que exploraram a metodologia de ensino de inglês para falantes de português e espanhol como primeira língua, examinando como o ensino de línguas tem sido implementado de acordo com resumos que descrevem práticas pedagógicas em sala de aula. Para a constituição do corpus discursivo, foram selecionados exemplos do gênero de resumos de comunicações orais de dois eventos: o Seminário Internacional de Professores de Língua Inglesa (SIABRALITEC) no Brasil (edições de 2018 e 2019) e um evento equivalente, a ser definido durante um intercâmbio de mestrado na Universidade de Almería em outubro de 2023, na Espanha.