ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE NO LIVRO DIDÁTICO: Quais as relações estabelecidas a partir do ensino de ciências da natureza?
Livro didático. Alfabetização científica. Teoria Atômica. Interdisciplinaridade.
O livro didático é um instrumento que orienta e auxilia tanto o aluno quanto o professor com relação ao conteúdo da disciplina e como colocar esse conteúdo em prática, através da utilização de exercícios, trabalhos, atividades e realização de experimentação. Há um entendimento pleno da relevância do livro didático, devido ao fato de que ele orienta, ajuda e mostra caminhos para a prática escolar e para o processo de ensino aprendizagem (BRANDÃO, 2013). Desse modo, é essencial que os professores escolham de forma acertada o livro didático para utilizar em suas aulas, pois será usado para auxiliar na aprendizagem dos estudantes (FRISON et. al., 2009). Antes de usufruir das diferentes possibilidades que o livro didático proporciona, o professor precisa conhecê-lo, conhecer sua organização, propostas e possibilidades de trabalho com ou através dele, ou seja, analisá-lo cuidadosamente (BRANDÃO, 2014). Assim, é essencial que o professor mantenha o acompanhamento em todas as fases de escolha dos livros didáticos. Um dos pontos importantes a ser destacados na análise do livro didático é a Alfabetização Científica. O conceito de alfabetização científica como a competência do ser humano ler, compreender e apresentar pontos de vista sobre temas que englobam a Ciência, parte da hipótese de que o indivíduo já tenha familiaridade com a educação formal, assim sendo, entende-se que já domina a escrita (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001). Além da ACT, outro ponto que levamos em consideração é a interdisciplinaridade. Refletir sobre a interdisciplinaridade enquanto movimento de assimilação mútua entre várias disciplinas e perspectivas de conhecimento é uma tarefa que exige um esforço maior para ultrapassar barreiras relacionadas com o pensamento positivista da sociedade industrializada (MIRANDA; MIRANDA; RAVAGLIA, 2010). Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo compreender as relações entre a alfabetização científica e a interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza a partir dos livros didáticos de ciências naturais. Para isso, foram utilizados 7 exemplares de livros didáticos de Química do Ensino Médio no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, especificamente, o Volume 1 de cada livro. O conteúdo analisado foi Teoria Atômica. Os textos foram analisados seguindo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Além disso, foi analisada a ocorrência de cada um dos três Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica, segundo Sasseron e Carvalho (2011). Com base nos resultados obtidos, foi observado que com relação ao eixo 1, há predominância em todos os 7 exemplares, por serem literalmente livros de Ciências, que são voltados para o conhecimento científico. O eixo 2, há pouca ocorrência, não sendo considerados valores de referência. Já o eixo 3, praticamente nula. Com relação à interdisciplinaridade, de uma maneira geral, os conteúdos abordados foram voltados exclusivamente para as disciplinas de Química e Física, devido a conexão dos conceitos que necessariamente pertencem às áreas em questão. Com relação às Ciências Humanas, há ocorrências apenas numa perspectiva histórica, fazendo referência às épocas em que foram levantadas as Teorias, história do Big Bang, entre outros conceitos básicos. Baseado nisso, pode-se concluir que os livros são pouco interdisciplinares.