DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM MOSSORÓ-RN: CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA NO CONTEXTO DA PRÁTICA
Direitos Humanos. Ensino em Direitos Humanos. Política. Currículo. Ciclo de Políticas.
A presente pesquisa é fruto do processo até então percorrido no Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (POSENSINO), associação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente em andamento, esta investigação pretende realizar uma análise como ensino em direitos humanos é construído no contexto da prática na escola de ensino médio de tempo integral no Município de Mossoró. O objetivo geral do estudo é: Analisar como o ensino em direitos humanos é construído no contexto da prática na escola de ensino médio de tempo integral no Município de Mossoró-RN. Os objetivos específicos são: a) Historicizar os direitos humanos e a educação em direitos humanos; b) Analisar a proposta oficial de educação em direitos humanos nas escolas de ensino médio de tempo integral de Mossoró-RN; e c) Compreender a construção do ensino em direitos humanos a partir da teoria do ciclo de políticas. Assim, nosso escopo teórico-metodológico é da base proposta pela abordagem do Ciclo de Políticas de Ball. Nossa pesquisa utiliza uma perspectiva qualitativa com duas abordagens de construção de dados: análise documental e entrevista semiestruturada; e uma abordagem quantitativa, a partir de uma análise mais atenciosa aos resultados numéricos da proposta. Essa organização metodológica se dá por iniciarmos nosso trabalho historicizando os direitos humanos e a educação em direitos humanos, considerando como marco a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Após, analisamos os documentos oficiais em nível macro e micro que apresentam a educação em direitos humanos para o ensino médio em tempo integral. É por intermédio desses textos que a própria política é apresentada à comunidade escolar, e através deles o docente realiza a política na prática, ressignificando o que aplicar ou não aplicar, a depender do contexto, utilizando o texto como referência para o currículo escolar. Nesta empreitada, produzimos contribuições ao campo das discussões curriculares a partir de uma visão teórica pós-estruturalista. Procuramos compreender o campo das ressignificações docentes, por meio das atuações políticas realizadas no fazer, que se expressam como práticas de poder ligadas a ciclos de políticas que se intercomunicam e disputam entre si formações de significados.