A UTILIZAÇÃO DOS VÍDEOS DO YOUTUBE NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA PÚBLICA COMO ESTRATÉGIA PARA PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS EM SALA DE AULA
Palavras-chave: Ensino. História Pública. História Digital. YouTube.
Os vídeos do YouTube possibilitam uma maior diversidade de percepções, gestos e olhares para facilitar o entendimento dos conteúdos, além de dinamizar e tornar a aula mais atrativa para os educandos. Entretanto, existem conteúdos que não são comprometidos em formar uma base sólida de argumentações, de fontes históricas ou de referencial bibliográfico. Esta pesquisa tem o objetivo de utilizar vídeos do YouTube como estratégia de ensino para problematizar os conteúdos históricos do 9º ano do Ensino Fundamental. Analisou-se a base factual e teórica dos vídeos selecionados, além de refletir sobre as implicações da sua utilização em sala de aula. A pesquisa está pautada pelas noções de história pública e de história digital, a partir dos vídeos do YouTube, no ensino de História no Ensino Fundamental Anos Finais. A história pública é um termo polissêmico e está relacionada com a divulgação da história fora da academia por diferentes agentes. A história digital, por sua vez, aborda toda narrativa e fontes históricas que estão disponibilizadas na Internet. Esses conceitos são importantes para compreendermos as implicações da utilização dos vídeos que permitem a problematização de conteúdos da disciplina de História, considerando seus desafios e benefícios. Nos fundamentamos nas ideias de Noiret (2015), Brasil e Nascimento (2020), Machado (2020), Albieri (2011), Santhiago (2018), Almeida e Rovai (2013), Teixeira e Carvalho (2019), Barros (2022), Rüsen (2001), Bittencourt (2009), Schmidt e Cainelli (2010), entre outros. A metodologia tem como base a pesquisa qualitativa, com abordagem da pesquisa-ação e foi desenvolvida a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática com o tema “Comparação das Mídias Brasileiras na Guerra da Ucrânia e na Segunda Guerra Mundial”.