Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO EDJANIO RODRIGUES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO EDJANIO RODRIGUES FERREIRA
DATA : 28/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

DISCURSO, ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS E PRODUÇÃO DESUBJETIVIDADE EM MATERIAIS DIDÁTICOS DO PROGRAMA DEEDUCAÇÃO INTEGRADA (PEI) DO MOVIMENTO BRASILEIRO DEALFABETIZAÇÃO (MOBRAL)


PALAVRAS-CHAVES:

Biopolítica. Subjetividade. Educação. Discurso. MOBRAL.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

O objetivo principal da dissertação é analisar as estratégias biopolíticas e a produção de subjetividade em discursos presentes em materiais didáticos do Programa de Educação Integrada - PEI – do Movimento Brasileiro de Educação - MOBRAL. Com relação aos objetivos específicos, têm-se os seguintes: a) investigar as condições sócio-históricas de emergência do MOBRAL no contexto da educação para adultos na ditadura Civil-Militar brasileira; b) descrever como se configuram as estratégias biopolíticas em discursos de materiais didáticos do PEI do MOBRAL; c) interpretar como se constitui a produção da subjetividade do aluno do MOBRAL no âmbito dos discursos manifestos nos materiais didáticos estudados. O foco repousa sobre enunciados extraídos dos seguintes materiais didáticos: Boa pergunta (1972) e Vivendo e Aprendendo (1979). Acerca da metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em análise documental e ancorada na arqueogenealogia e na ética de Michel Foucault como método investigativo. Para a efetivação da pesquisa, mobiliza-se conceitos como os de discurso, arquivo, acontecimento, enunciado, biopoder, biopolítica, governamentalidade e subjetividade, conforme pensados por Foucault, e em autores que discutem sobre como o MOBRAL se configurou num instrumento educacional de manutenção da ordem social instituída no período ditatorial brasileiro, a exemplo de Lima, Macêdo e Souza (2022), Silva (2023), Favero (2003), Barbosa (2014), Borges Neto (2021) e Freire (1967), dentre outros. De acordo com análises parciais, é possível compreender que as estratégias biopolíticas se presentificam, principalmente, quando os materiais didáticos exploram temáticas como a vacinação, a prevenção de acidentes e doenças, principalmente as endêmicas, a amamentação, a alimentação saudável e a prática de esportes, de modo a engendrar subjetividades disciplinares, ordeiras e em conformidade com a conjuntura sociopolítica vigente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 107.071.674-00 - EVANILSON GURGEL DE CARVALHO FILHO - UFERSA
Presidente - 074.594.844-82 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA - UFERSA
Externo à Instituição - VALTER CEZAR ANDRADE JUNIOR
Notícia cadastrada em: 04/08/2025 09:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern