Banca de DEFESA: CARLA MOURA DUTRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA MOURA DUTRA
DATA : 30/09/2025
HORA: 10:00
LOCAL: UFERSA, Campus Caraúbas e Plataforma Google Meet
TÍTULO:

ARGUMENTAÇÃO EM PODCASTS PRODUZIDOS POR ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA ORALIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação. Oralidade. Podcast. Ensino.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Este trabalho objetivou analisar o funcionamento de estratégias argumentativas empregadas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em podcasts produzidos a partir de uma proposta didática de intervenção voltada para o desenvolvimento da argumentação oral. Teoricamente, respaldamo-nos em estudos sobre a argumentação, especialmente aqueles desenvolvidos por Amossy (2008, 2011, 2018), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Koch e Elias (2016), e em fundamentos da Linguística Textual (LT), apoiando-nos em autores como Cavalcante (2016), Cavalcante et al. (2020, 2022), Matos (2018), Carvalho (2018), dentre outros. Além disso, considerou discussões sobre ensino de argumentação, com destaque para as contribuições de Azevedo et al. (2023) e Silva (2013). No que tange à oralidade, debruçamo-nos sobre a ótica de autores como Marcuschi (2008;2010) e Marcuschi e Dionísio (2007). Metodologicamente, a investigação se configurou como uma pesquisa-ação, qualitativa e exploratória. Para a elaboração da proposta de intervenção, utilizamos oficinas voltadas para a orientação e produção de podcasts pelos alunos, cuja discussão foi motivada pelo seguinte tema: “O uso do celular em sala de aula: aliado do aprendizado ou vilão da distração?”. O corpus foi constituído de 05 podcasts, gravados e publicados em uma plataforma de streaming e transcritos para fins de análise. As produções revelaram que, embora nem sempre de forma consciente e intencional, os adolescentes mobilizaram diferentes estratégias argumentativas, recorrendo a recursos linguísticos e paralinguísticos. Identificou-se a presença dos pilares retóricos (ethos, pathos e logos), bem como de elementos de intertextualidade e de referenciação, que contribuíram para a coesão e progressão dos textos orais. Apesar de alguns grupos não terem seguido integralmente o formato de podcast de entrevista, todos buscaram contextualizar o tema por meio de diferentes opiniões e pontos de vista. A experiência evidenciou, ainda, que práticas de oralidade planejadas podem favorecer o desenvolvimento da argumentação e a consciência crítica quanto aos diferentes usos da linguagem. Concluímos, portanto, que o trabalho com podcasts no espaço escolar constitui-se como uma prática pedagógica fértil para o aprimoramento da oralidade, possibilitando não apenas a produção de um gênero textual contemporâneo, mas também a formação de sujeitos críticos e reflexivos em suas escolhas discursivas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 071.528.954-30 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - UFERSA
Interno - 074.594.844-82 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA - UFERSA
Externa à Instituição - MARIA ELIETE DE QUEIROZ - UERN
Notícia cadastrada em: 17/09/2025 11:22
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