O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO FERRAMENTA DE DIÁLOGO ENTRE AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS
língua inglesa; ensino; interdisciplinaridade; ciências sociais
Esta pesquisa aborda a relação entre a língua inglesa e as disciplinas de ciências sociais do Ensino Fundamental Anos Finais sem uma escola da rede estadual de ensino no município de Mossoró, Rio Grande do Norte, considerando a forma como o professor de Inglês desenvolve suas atividades diante das demais disciplinas observando suas principais dificuldades na elaboração dessas atividades e discutindo seu papel pedagógico no tocante à sua adaptação dos conteúdos de Inglês para trabalhar de forma interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interventiva tendo a pesquisa de campo como procedimento de pesquisa e empregando instrumentos como questionários e a elaboração de projetos educacionais junto aos sujeitos (professores de Inglês, História e Geografia do Ensino Fundamental anos finais). A pesquisa se baseou nos teóricos mais relevantes no campo da interdisciplinaridade como Fazenda (1998, 2003, 2007, 2013), Japiassu (2006) e Neves (2015), trazendo-os para um diálogo com autores específicos da área de Ensino de Línguas, tais como Brown (2000), Richard e Rogers (1986) e Moita Lopes (2008). A metodologia apresenta o relato desde o período de observação das aulas passando para o desenvolvimento e a culminância dos projetos. A pesquisa apresentou resultados satisfatórios na implementação dos projetos e mostrou que a relação interdisciplinar nas escolas pode ser uma alternativa válida na busca da melhoria do processo de ensino-aprendizagem.