Banca de DEFESA: MARIA LUCILENE DA SILVA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUCILENE DA SILVA SOUZA
DATA : 22/09/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DO REFORÇO ESCOLAR PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

reforço escolar; espaços de ensino não formais; aprendizagem; escola pública.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira o reforço escolar, desenvolvido em espaços não formais, influenciou a melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Procurou identificar os fatores que motivaram os alunos a participarem dessas atividades, analisou as percepções dos educadores sobre sua eficácia e investigou como essa prática contribuiu para o desenvolvimento da aprendizagem. Adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada nas concepções de Bogdan e Biklen (2010) e Creswell (2007), que permitiu interpretar o mundo cultural dos sujeitos a partir da observação atenta e sensível do pesquisador, valorizando os significados, os valores e os contextos sociais envolvidos. Destacou a importância da presença direta do pesquisador no campo, o que possibilitou uma compreensão aprofundada da realidade estudada, respeitando as especificidades do ambiente de investigação. O estudo está fundamentado em autores que abordaram temáticas como educação popular, práticas pedagógicas, avaliação e aprendizagem (Trevinos, 1987; Minayo e Deslandes, 2007; González, 2020; Gohn, 2006, 2009; Dantas, 2018; Quadra D’Ávila, 2016; Brandão, 2012; Luckesi, 1999; Libâneo, 2013). A análise dos dados foi conduzida por meio da técnica de análise temática, conforme proposta por Jovchelovitch e Bauer (2002), que permitiu agrupar e interpretar as falas dos participantes, facilitando a compreensão das contribuições do reforço escolar no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram que o reforço escolar em espaços não formais desempenhou um papel significativo nesse processo, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais por meio de um ensino mais individualizado e acolhedor.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSENILDO SOARES BEZERRA - UFRN
Presidente - 6092 - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO
Interno - 3814 - JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA
Notícia cadastrada em: 17/09/2025 11:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern