Banca de QUALIFICAÇÃO: ELTON SOUZA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELTON SOUZA DE MELO
DATA : 18/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

IDENTIDADE E MEMÓRIAS: O ENSINO COLETIVO DE MÚSICA NA BANDA ANTÔNIO FLORÊNCIO DE QUEIROZ DA CIDADE PAU DOS FERROS- RN


PALAVRAS-CHAVES:

Música; Ensino; Vivencia; Banda de música.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Essa pesquisa tem o objetivo a investigação entre as relações de identidade, ensino e memória, construídas a partir do ambiente de bandas de música, analisando o desenvolvimento das lembranças e vivências dos integrantes, e, a forma do ensino de música, da banda de música Antônio Florêncio de Queiroz no município de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte.
A banda de música Antônio Florêncio de Queiroz, do município de Pau dos Ferros, RN, teve início no ano de 1919, sendo assim, uma banda centenária. Ao longo do tempo, ela se inseriu no desenvolvimento sociocultural da população, se tornando parte relevante da cultura local. Os músicos que fizeram e fazem parte da referida banda, por meio das vivências cotidianas, possibilitaram a construção de sua identidade, integrada com a população local. Portanto, preservar a memória de um povo é compreender a identidade de um grupo, tendo em vista que o passado, que é considerado instrumento da memória, torna-se ferramenta indispensável na construção da identidade social. Nesse sentido, buscar compreender como ocorreu o processo de formação da banda Antônio Florêncio de Queiroz, e, quais as formas de construção da identidade e memórias desses, torna-se parte relevante na pesquisa. Assim como destacar como ocorreu ao longo desses cem anos, as questões relacionadas a história. A pesquisa terá sua fundamentação detalhada entre os anos 2018 e 2021, com a chegado do Maestro João Modesto, ele direcionou o ensino musical para a Banda Antônio Florêncio de Queiroz.
Dessa forma, partiremos de questões bases como: qual a influência da Banda de Música na construção da identidade individual e coletiva da cidade de Pau dos Ferros- RN. Como os músicos antigos são vistos no contexto atual da cidade. Como a Banda de Música “Antônio Florêncio de Queiroz” tornou-se parte da História da cidade de Pau dos Ferros – RN? Dessa forma, essas construções servirão para auxiliar na construção dos dados e desenvolvimento dos objetivos propostos na pesquisa, e fundamentar os processos que o maestro obteve para a construção das práticas pedagógicas no ensino de música na banda Antônio Florêncio de Queiroz.
A justificativa do nosso projeto será a construção de identidades e memórias e contextualizar a vinda do Maestro João Modesto, para a referida banda de música nos anos de 2018 a 2021, esse período foi a mudança no ensino e nas práticas pedagógicas de musicais. Construir uma linha do tempo do desenvolvimento da referida banda nos cem anos de formação, identificar as identidades, memórias e os métodos de ensino de música da banda de música “Antônio Florêncio de Queiroz, compreender como a memória permite a continuidade da tradição de bandas de música no município. Essa pesquisa tem o questionamento de investigação no sentido do ensino de Banda de Música, a compreensão do estudo, estará direcionada em aplicações na nova formação da Banda de Música, entre os períodos de 2018 a 2021. Com isso a pesquisa terá contribuições na parte do ensino, práticas pedagógicas e fundamentação no ensino de Banda Música. Nesse sentido, as contribuições para a sociedade será o resgate dos antigos participantes e a sociedade que participava ativamente da Banda de Música, esses questionamentos, sobre a Banda Antônio Florêncio de Queiroz, é algo original, porque não temos registro de pesquisas direcionadas aos 100 anos da Banda de Música. Dessa forma, a pesquisa poderá contribuir para toda a sociedade, estudiosos de música, e maestros de Bandas de Música. O processo de escolha do tema “Identidade e Memórias: lembranças, e o ensino de música na banda Antônio Florêncio de Queiroz da cidade Pau Dos Ferros- RN” – foi sendo construído ao longo da inquietação em torno da preservação da memória e identidade daqueles que vivem e viveram a história das bandas de músicas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSE RENATO DE ARAÚJO SOUSA - UFPI
Interno - 3816 - GIANN MENDES RIBEIRO
Presidente - 4890 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO
Externo à Instituição - TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO - UFRN
Notícia cadastrada em: 15/12/2023 11:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern