A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MATEMÁTICA E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Representação Social. Matemática. Docência.
A educação matemática e todos os desafios que se apresentam em seu processo de ensino/aprendizagem são temas de grande relevância a serem debatidos tendo em vista sua importância no contexto social, no desenvolvimento do pensamento crítico e nas experiências adquiridas pelos alunos no âmbito escolar. Tais experiências se iniciam formalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental e podem refletir os sentimentos que os alunos terão a respeito da matemática no decorrer de percurso escolar. Dessa forma, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria das Representações Sociais fundamentada por Serge Moscovici (1978) e usando como aporte complementar a Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric (1998), buscamos analisar a relação entre a Representação Social da Matemática e a prática docente de pedagogos que lecionam essa disciplina na cidade de Mossoró/RN. Para tanto, utilizaremos o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) para coleta dos dados, com o objetivo de identificar as evocações livres expostas pelos alunos, a partir do estímulo indutor: “Para mim, a Matemática é...”. Tais evocações, foram processadas e analisadas por meio do programa computacional Ensemble des Programmes Permetant l´Analyse des Evocations (EVOC). Além do teste, realizamos entrevistas semiestruturadas para investigar as metodologias dos docentes nas aulas de matemática e os significados que atribuem a essa prática. Os dados produzidos a partir das entrevistas foram tratados através da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979).