Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABEL MARIA NUNES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZABEL MARIA NUNES DO NASCIMENTO
DATA : 20/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A utilização dos vídeos do YouTube na perspectiva da história pública como estratégia para a problematização dos conteúdos históricos em sala de aula: uma abordagem a partir de uma experiência no 9° ano do Ensino Fundamental.


PALAVRAS-CHAVES:

História pública digital. Ensino de História. YouTube.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é utilizar vídeos do YouTube como estratégia de ensino para problematizar os conteúdos históricos do 9º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, pretende-se elaborar uma estratégia metodológica que utilize os vídeos como recurso didático para a problematização dos conteúdos históricos, analisar a base factual e teórica dos vídeos selecionados, além de refletir sobre as implicações da utilização dos vídeos em sala de aula. Os vídeos do YouTube possibilitam uma maior diversidade de sentimentos, gestos e olhares para facilitar o entendimento dos conteúdos, além de dinamizar e tornar a aula mais atrativa para os educandos. Eles também oferecem a disponibilidade de imagens, músicas e sons, facilitando a aprendizagem. Entretanto, existem conteúdos que não são comprometidos em formar uma base sólida de argumentações, de fontes históricas ou de referencial bibliográfico. Por isso, utilizamos o conceito de história pública e história digital para compreendermos de que forma podemos problematizar os vídeos em sala de aula. A história pública é um termo polêmico e está relacionada com a divulgação da história fora da academia por diferentes agentes. No Brasil, está relacionada com a reflexão da participação da população, como também à atuação dos professores e historiadores fora da universidade. A história digital aborda toda narrativa e fontes históricas que estão disponibilizadas na Internet. Esses conceitos são importantes para compreendermos as implicações da utilização dos vídeos de conteúdo histórico do YouTube em sala de aula, considerando seus desafios e benefícios. Por isso, o problema desta pesquisa está pautado na construção da história pública digital a partir de vídeos do YouTube, a fim de problematizar seus conteúdos históricos no Ensino Fundamental Anos Finais. A metodologia tem como base a pesquisa qualitativa, com abordagem da pesquisa-ação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 12510 - CARLOS EDUARDO MARTINS TORCATO
Interno - 504.714.654-53 - FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA - IFRN
Interna - 6092 - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO
Presidente - 3814 - JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA
Externo à Instituição - OZAIAS ANTONIO BATISTA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 19/12/2023 10:42
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