Banca de DEFESA: FERNANDA ALVES CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA ALVES CAVALCANTE
DATA : 11/03/2024
HORA: 08:30
LOCAL: UFERSA/Caraúbas
TÍTULO:

O IMPORTANTE É VOCÊ CRER NA JUVENTUDE QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ”: O PROTAGONISMO JUVENIL COMO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Protagonismo Juvenil; Governamentalidade; Neoliberalismo; Novo Ensino Médio; Projeto de Vida.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A concepção de educação neoliberal, cujo princípio incide na individualização do sujeito com o propósito de tornar rentável todas as esferas de sua vida, penetra os discursos reformistas para o novo ensino médio. Sob essa ótica de rentabilização do eu, o discurso de protagonismo juvenil no interior dos materiais didáticos de projeto de vida figura estratégia de biorregulação que subjetiva o educando a fim atender às necessidades mercadológicas. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as implicações neoliberais em discursos acerca do protagonismo juvenil presentes em livros didáticos de Projeto de Vida. Como aparato teórico, mobiliza-se os estudos discursivos sob a inspiração de Michel Foucault, a partir de conceitos como discurso, enunciado, formação discursiva, verdade e poder em interlocução com autores como Dardot e Laval (2016) que discutem a racionalidade neoliberal e com autores como Goulart (2018); Souza (2008); Daniel e Silva (2023) e Ramos (2020) que fazem uma reflexão sobre o novo ensino médio e o protagonismo juvenil. Em relação à metodologia, o estudo se alinha a uma perspectiva descritivo-interpretativa e documental de base qualitativa. O corpus compreende enunciados extraídos de nove livros didáticos de Projeto de Vida aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. O trajeto de leitura compreende a tríade que organiza as discussões nos livros didáticos – eu, a intervenção no mundo e o mundo do trabalho. Em relação ao eixo 1, foi possível identificar as relações de saber e poder que colocam o jovem numa esteira de empresariamento de si, evocando a necessidade do estabelecimento de metas, a curto e longo prazo, para concretização de seu projeto de vida. Em relação ao eixo 2, flagramos nos discursos uma vontade de verdade pela qual a relação com o outro e com o mundo constituem-se elementos imprescindíveis para o desenvolvimento pessoal, logo, compreendemos que, embora penetrado por diferentes relações sociais, o ‘eu’ ainda constitui questão central para governamentalidade neoliberal. O eixo 3, por seu turno, faz um mapeamento do mercado de trabalho ao assegurar as competências necessárias para tornar-se o sujeito de sucesso, reafirmando o discurso meritocrático de que o sucesso do projeto de vida depende, essencialmente, do engajamento do educando. As análises possibilitam pontuar que esses materiais didáticos tomam o protagonismo juvenil como uma estratégia de governo nos moldes neoliberais e isso incide na construção de subjetividades, flexíveis, adaptáveis. Com isso, busca-se padronizar as subjetividades, amainando possíveis insurgências, revoltas e contracondutas em relação à norma instituída, o que produz inevitavelmente sujeitos conformados, passivos e obedientes aos mecanismos de controle do neoliberalismo. Por fim, importam que outros estudos sejam realizados, com vistas a comprovar ou refutar os apontamentos defendidos no presente trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 057.356.934-76 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS - UFERSA
Presidente - 074.594.844-82 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA - UFERSA
Externo à Instituição - ISRAEL DE SÁ - UFU
Externo ao Programa - 12621 - MARCOS PAULO DE AZEVEDO
Interno - 054.238.114-14 - SIMONE MARIA DA ROCHA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 10:30
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