A RETEXTUALIZAÇÃO DE RELATOS PESSOAIS DA ORALIDADE PARA A ESCRITA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatos pessoais; oralidade; escrita; gêneros textuais; retextualização.
Refletindo sobre as dificuldades e entraves que os alunos do EnsinoFundamental, anos finais, encontram para desenvolver as habilidadesdeprodução textual, o presente estudo trouxe uma possibilidade de trabalhar aretextualização de relatos pessoais orais para os relatos pessoais escritos. Aproposta foi encaminhada em uma turma do 9º ano da Escola Municipal deEnsino Fundamental Maurício Fernandes da Silva. Foramfeitas reflexõesapartir de textos orais, formais e informais, para que o estudante tivesseasensibilidade de perceber como o discurso pode variar dependendo do domíniodo usuário e seu contexto de produção. Primeiro passo foi a gravaçãodeumáudio em que o aluno contou o seu relato pessoal. Logo após foramfeitasastranscrições dos textos com a manutenção das marcas de oralidade. Otrabalho de letramentos usou as sequências didáticas mostradaspor Schneuwly e Dolz (2004), nos processos de retextualização contamos comacontribuição da leitura de Marcuschi (2001). Por último foramfeitas análisesdas produções realizadas pelos alunos. Foi possível perceber, apesar dealgumas limitações, que os estudantes conseguiram utilizar os processos, mesmo que com algumas ressalvas. A presente pesquisa foi importanteparadespertar o gosto do aluno pela produção textual e mostrou tambémqueessetipo de intervenção é importante para que o professor possa utilizá-lo noseucotidiano da sala de aula, pois incentivou os jovens escritores e os fez refletir sobre a importância dos mais diversos textos e seus contextos.