Banca de DEFESA: ALLYSON RAMON ALMEIDA CARNEIRO

DISCENTE : ALLYSON RAMON ALMEIDA CARNEIRO
DATA : 11/10/2024
LOCAL: Via Plataforma Google Meet

CORDÉIS DE PATATIVA DO ASSARÉ COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Variação Linguística;Gênero Cordel;Preconceito Linguístico

Considerando que o preconceito contra a variação linguística é um fenômeno bem presente na sociedade, seja nas situações comunicativas presenciais ou mesmo nas virtuais, esta pesquisa teve como objetivo geral intervir em sala de aula com vistas à conscientização sobre a variação linguística do Português Brasileiro. O seu desenvolvimento foi realizado em uma turma de 6° ano do ensino fundamental, em uma escola estadual localizada no município de Mossoró/RN. Para a sua realização, foi escolhido como suporte para o processo de ensino-aprendizagem cordéis do poeta Antônio Gonçalves Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. Esta escolha se deu pelo fato de suas produções serem ricos exemplares da linguagem popular, que frequentemente é vítima de preconceito linguístico. Como suporte teórico, esta pesquisa contou com os aportes, dentre outros, de Monteiro (2008) e Freitag (2010) sobre sociolinguística variacionista; Bagno (1999; 2002; 2005), acerca do preconceito linguístico; Marcuschi (2008) sobre gêneros textuais; Maxado (2012) em relação ao gênero textual cordel e Thiollent (2009), com contribuições acerca da metodologia da pesquisa-ação. A presente pesquisa possui cunho qualitativo, baseada na pesquisa-ação e, tendo em vista os resultados exitosos alcançados, a mesma apresenta-se como uma possibilidade metodológica de discussão em sala de aula da temática variação linguística.

Externo à Instituição - CID IVAN DA COSTA CARVALHO
Presidente - 3283 - GILSON CHICON ALVES