UMA ANÁLISE DISCURSIVA FOUCAULTIANA DA MULHER NO CONTO DE FADAS “VALENTE”: O GÊNERO RESENHA CRÍTICA EM SALA DE AULA
Imagem; Feminina; Resenha; Crítica; Foucault; “Valente”
O presente trabalho é uma análise discursiva com base nas categorias de análise do analista do discurso Michel Foucault, a partir da animação cinematográfica “Valente” (2012). A pesquisa foi desenvolvida em um projeto de intervenção em sala de aula, no qual os alunos fizeram análises sobre como a imagem feminina é construída na personagem Merida, protagonista da animação “Valente” (2012), através da produção de uma resenha crítica. As referências teóricas para o desenvolvimento deste trabalho foram: Michel Foucault (1996), Eni Orlandi (2015), Denise Maldidier (2003), Helena Brandão (2002), Michelle Perrot (2019), Simone de Bevouir (1949), Pinsky (2023), Lerner (2022), Tavares (2021), entre outros. A pesquisa mostrou que a resenha crítica possibilitou aos estudantes analisar a representação da mulher na animação cinematográfica “Valente” e, dessa maneira, contribuiu para o fortalecimento da cadeia de promoção do empoderamento feminino. Através da produção de uma resenha crítica, os alunos descreveram como a figura feminina é construída na animação cinematográfica “Valente”, contrapondo a forma que é posta em contos de fadas tradicionais, interpretaram as relações de saber/poder nas ações discursivas da princesa “Valente” e identificaram a memória discursiva sobre mulheres a partir de personagens do filme “Valente”.