ENTRE TRILHAS E CAMINHADAS: O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NA ESCOLA ESTADUAL PEREGRINO JÚNIOR –
NATAL/RN.
Escola pública; História Local; currículo; Natal.
O presente projeto de pesquisa tem como tema central o ensino de História Local e as práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Peregrino Júnior, situada na Zona Norte de Natal/RN. A pesquisa parte da compreensão de que o ensino da História Local é uma ferramenta importante na construção da identidade dos alunos (as), no fortalecimento do sentimento de pertencimento e na valorização das memórias e narrativas dos sujeitos históricos locais. O problema que motiva o estudo é: como se desenvolve o ensino de História Local na Escola Estadual Peregrino Júnior? Para responder ao problema, tem-se como objetivo geral: analisar o ensino de
História Local na referida escola. Como objetivos específicos, a pesquisa busca: (a) discutir a Trilha “A gota serena”, do itinerário formativo das Ciências Humanas e Sociais, como ferramenta pedagógica; (b) investigar a atividade pedagógica “Caminhadas históricas” e sua relação com o ensino de História Local; e (c) construir uma
cartilha com os (as) estudantes sobre os lugares de memória da Zona Norte de Natal. O embasamento teórico fundamenta-se nas contribuições de Bittencourt (2008,2021), Abud (2021), Freitas (2013), Viana (2017), entre outros (as) que discutem a História Local no contexto escolar, o currículo como instrumento normativo e as relações entre memória, identidade e pertencimento. A pesquisa ainda dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a LDB e o currículo potiguar, destacando o itinerário formativo “A Gota Serena” como possibilidade prática para o ensino da temática local. A metodologia tem como base as propostas de Gil (2008) e Lakatos (2010): trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental, além da realização de entrevistas semiestruturadas com cinco professores(as) da área de Ciências Humanas da escola investigada. Também será desenvolvido um plano de ensino com estudantes da 3a série do Ensino Médio para a construção coletiva de uma cartilha sobre os lugares de memória da Zona Norte de Natal/RN. A análise dos dados deste estudo será conduzida a partir da técnica de Análise de Conteúdo, a luz do método proposto por Laurence Bardin (2016), reconhecida por sua aplicabilidade em pesquisas qualitativas no campo educacional. Essa análise se detém a compreender os limites e possibilidades da efetivação da História Local como prática pedagógica significativa no contexto do Novo Ensino Médio.