A FURNA FEIA, DE FEIA NÃO TEM NADA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA DISSEMINAR O PATRIMÔNIO AMBIENTAL E CULTURAL DO PARNA NAS ESCOLAS DA COMUNIDADE DO JUREMAL, MUNICÍPIO DE BARAÚNA, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
Parna Furna Feia; Rio Grande do Norte; Arqueologia; Espeleologia, Pintura Rupestre; Preservação patrimonial; Educação patrimonial.
Esta dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de uma abordagem educacional que sensibilizou estudantes do ensino fundamental da comunidade de Juremal, localizada na cidade de Baraúna, Rio Grande do Norte, sobre a preservação do patrimônio ambiental e cultural do PARNA Furna Feia, articulando espeleologia e arqueologia. Por meio de uma abordagem interdisciplinar e crítica. Para tanto, a pesquisa foi estruturada em três etapas: (1) Levantamento Bibliográfico e Documental; (2) Desenvolvimento e Aplicação da Sequência Didática; e (3) Avaliação de Impacto e Ressignificação. Os resultados sugerem um avanço significativo no conhecimento dos alunos sobre o parque e seu patrimônio, tendo em vista que 53% dos estudantes declaravam não conhecer o PARNA antes da intervenção e após a aplicação da sequência didática, o resultado teve uma queda para 21%. Os dados também apontaram o fortalecimento do sentimento de pertencimento, valorização do patrimônio local e maior engajamento dos alunos em práticas de conservação e difusão do conhecimento adquirido. Como contribuições teóricas, o estudo evidencia a importância da educação patrimonial como processo de construção de identidade e consciência crítica, promovendo também uma aproximação cultural da comunidade. Logo, a prática pedagógica desenvolvida na comunidade de Juremal em Baraúna, Rio Grande do Norte, revela-se como um modelo que pode ser replicado para outras regiões, demonstrando que o patrimônio natural e cultural pode e deve ser integrado ao ensino de História como ferramenta de formação cidadã.