NORDESTE, IDENTIDADE E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA HISTÓRIA LOCAL EM CATOLÉ DO ROCHA/PB
Consciência Histórica, Nordeste, Catolé do Rocha, História Local, Sequências Didáticas.
Este trabalho analisa um projeto pedagógico realizado no primeiro semestre de 2023 com alunos do Ensino Médio em Catolé do Rocha, Paraíba, na disciplina eletiva "Minha escola tem História: O Nordeste pelos estudantes". O objetivo foi desenvolver sequências didáticas para aulas de História, a serem disseminadas nas escolas públicas municipais e estaduais. A pesquisa envolveu 20 alunos em atividades como mapeamento da consciência histórica, visitas a prédios históricos, análise de fontes, uso de fotografias e discussão do documentário "Praça de Guerra". A
metodologia baseou-se na Metodologia da Problematização e no Arco de Maguerez, promovendo aprendizagem ativa e reflexiva. Fundamentado na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen, o estudo conecta o aprendizado histórico à realidade dos alunos. O produto final, "Sequências Didáticas para História Local em Catolé do Rocha", será distribuído gratuitamente, visando enriquecer o ensino de história local e desenvolver competências críticas para a formação cidadã. Palavras-chave: Consciência Histórica, Nordeste, Catolé do Rocha, História Local, Sequências Didáticas.