PARA ALÉM DO 20 DE NOVEMBRO: uma análise da implementação da lei 10.639/2003 em escolas da rede pública da cidade de São João do Sabugi-RN, através da prática docente.
Lei 10.639/2003; Práticas Docentes; Ensino de História
O presente trabalho tem como tema a prática docente para a implementação e materialização da lei nº 10.639/2003 em unidades escolares de Ensino Fundamental – Anos Finais, delimitando a área de pesquisa as unidades escolares existentes na cidade de São João do Sabugi-RN. Objetivamos analisar como os professores de história das escolas públicas de São João do SabugiRN estão se apropriando da lei 10.639/2003, no Ensino Fundamental – Anos Finais. O tratamento metodológico, vincula, no cenário qualitativo, as análises das entrevistas semiestruturadas com os docentes das unidades escolares as observações e registros de aulas e do espaço escolar, e o estudo documental e bibliográfico acerca do estudo da história e cultura afro-brasileira na educação. A pesquisa terá como proposta de produto um guia didático docente direcionado a História e Cultura da África e dos Afrodescendentes, voltado ao Ensino fundamental – Anos Finais, apresentando sugestões de materiais didáticos que fomentem e provoque reflexões nas/os professoras/es de história, que poderão trabalhar os conteúdos de história atrelados a cultura africana, afro-brasileira. A incorporação da história e da cultura da África, lança mão da implantação ativa da referida lei respondendo a formação cidadã, aproximando os discursos das práticas educativas nas escolas e viabilizando a qualificação e aperfeiçoamento nos estudos que envolve diversas culturas provenientes de processos históricos.