O Nordeste brasileiro pelos estudantes: uma análise da disciplina eletiva na Escola Cidadã Integral Técnica Obdúlia Dantas em Catolé do Rocha/PB
Didática da História, História Local, Identidade Regional, Metodologia da Problematização.
Esta pesquisa, realizada no primeiro semestre de 2023 na Escola Cidadã Integral Técnica Obdúlia Dantas em Catolé do Rocha, Paraíba, busca analisar o impacto da disciplina eletiva “Minha escola tem História: O Nordeste pelos estudantes” na formação da identidade e consciência histórica dos alunos de ensino médio técnico. O objetivo foi investigar como a disciplina poderia contribuir para uma percepção mais crítica e profunda sobre o Nordeste brasileiro, especialmente na relação entre história local e identidade regional. Metodologicamente, o estudo seguiu a Metodologia da Problematização, alinhada ao Arco de Maguerez, e foi estruturado em cinco etapas: observação da
realidade, identificação de pontos-chave, teorização, elaboração de hipóteses de soluções e aplicação à realidade. Resultados mostraram que a metodologia ativa e a estrutura da disciplina permitiram aos estudantes uma compreensão mais crítica e reflexiva sobre o Nordeste, culminando na elaboração de um projeto final, que sintetizou suas percepções e conhecimentos adquiridos. O trabalho conclui que a integração de história local no currículo através de disciplinas eletivas pode ser uma estratégia eficaz para o desenvolvimento da consciência histórica e identidade cultural dos estudantes, reiterando a necessidade de mais investigações que explorem essa abordagem educacional.