Banca de DEFESA: TATIANE DE SOUSA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANE DE SOUSA NUNES
DATA : 11/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

"REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO 9o ANO SOBRE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: UMA ANÁLISE A PARTIR
DE PRODUÇÕES VISUAIS"


PALAVRAS-CHAVES:

Religião, Religiões de Matriz Africana, Representação, Colonialidade, Decolonialidade e Ensino.


PÁGINAS: 9
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objeto de estudo as representações que os alunos do 9o ano do Ensino Fundamental constroem acerca das religiões de matriz africana. Parte-se do pressuposto de que, embora a Lei 10.639/03 esteja em vigor há mais de duas décadas, tornando obrigatória a inserção do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo das escolas de educação básica, seus efeitos concretos ainda são limitados e, muitas vezes, ineficazes diante de uma formação escolar ainda marcada por uma racionalidade eurocêntrica e colonialista. Isso contribui para a permanência de visões estigmatizadas, preconceituosas e reducionistas sobre as religiões afro-brasileiras entre os estudantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e se fundamenta na análise de conteúdo, conforme os procedimentos metodológicos propostos por Bardin. As fontes de análise serão constituídas por desenhos e frases elaboradas pelos alunos durante a aula-oficina pedagógica, além de documentos oficiais. As representações produzidas serão interpretadas à luz dos estudos culturais e pós-coloniais, em especial a partir dos conceitos de representação de Stuart Hall (2016), Roger Chartier (1990); colonialidade e decolonialidade de Aníbal Quijano (2005) e Walter Mignolo (2017). Também se apoia nas contribuições de Catherine Walsh (2013), e por fim as contribuições Reginaldo Prandi (1997) e suas pesquisas nas áreas da religião e religiosidades afro-brasileiras. Dessa forma, a investigação pretende problematizar as formas como os discursos sobre as religiões afro-brasileiras são construídos, reproduzidos ou tensionados no espaço escolar. Ao oferecer aos estudantes a possibilidade de contato com saberes afrodescendentes e de revisitar narrativas históricas silenciadas, busca-se criar condições para o reconhecimento da heterogeneidade da sociedade brasileira e das múltiplas formas de ser, viver e saber no mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 713.364.863-68 - ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA - UECE
Externa à Instituição - JULIANA SILVA SANTANA - UECE
Interno - 5375 - MARCILIO LIMA FALCÃO
Notícia cadastrada em: 29/08/2025 10:39
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