MITOLOGIA DOS ORIXÁS: As religiões afro-brasileiras – Foco no Candomblé – em Sala de aula, através das HQs
Candomblé; Consciência histórica; Cultura Afro-brasileira; Ensino de História; História em Quadrinhos; Mitologia dos Orixás.
A presente pesquisa se insere no campo de discussão e reflexão sobre a parceria entre Histórias em Quadrinhos e a produção do conhecimento histórico, tendo a religião afro-brasileira do Candomblé e a Mitologia dos Orixás como temas centrais de análise. Historicamente no Brasil, as religiões de matrizes africanas foram e são vítimas de representações que contribuíram para sua marginalização e criminalização, destituindo-as perante o olhar popular de seu caráter sagrado e cultural, tornando-as temas sensíveis de serem abordados em sala de aula. Sendo assim, ressaltamos que as HQs, ao serem utilizadas em Sala de aula tornam-se recursos didáticos facilitadores para o Ensino de História e para a fomentação da consciência histórica a respeito da cultura afro-brasileira juntos aos nossos alunos. Para o nosso propósito, evidenciamos os diálogos que estabelecemos com o método da pesquisa-ação Tripp (2005), Thiollent (2011) e o modelo de aula-oficina de Barca (2006), oferecendo-nos estratégias e planos de ações durante o nosso processo de pesquisa. A análise da HQ “O Conto dos Orixás” de autoria do desenhista baiano Hugo Canuto, nos proporcionou conhecer importantes características da religiosidade e cultura afro-brasileira, refletindo sobre aspectos que lhes são pertinentes no tempo presente, ressignificando conceitos e combatendo preconceitos. O historiador, no seu papel de educador em sala de aula, deve contribuir necessariamente para o exercício da reflexão e do debate que agucem o pensamento crítico e analítico de seus alunos acerca do mundo em sua volta, enxergando-os como agentes construtores de seus conhecimentos. Finalmente, esperamos contribuir para o conhecimento sobre as religiões afro-brasileiras, em especial o candomblé e fornecer estratégias que possibilitem sua abordagem nas salas de aulas de história, através do uso das Histórias em Quadrinhos.