Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME COELHO COSTA

DISCENTE : GUILHERME COELHO COSTA
DATA : 10/04/2024

Os Usos da BNCC no Cotidiano Escolar: as competências e as habilidades específicas de Ciências Humanas no Ensino de História

ensino de história; BNCC; aulas de História; competências; currículo; livro didático

Este estudo investiga o desenvolvimento de competências e habilidades em Ciências Humanas no Ensino Médio, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente nas aulas de História em escolas públicas de Aracati, Ceará. O objetivo geral é analisar como tais competências são desenvolvidas no ambiente escolar. Para isso, propõe-se uma leitura crítica da pedagogia baseada em competências, examinando a implementação da BNCC no contexto da reforma educacional. A pesquisa utiliza observação participativa para acompanhar as aulas de dois professores e uma professora em três escolas públicas estaduais, buscando identificar estratégias e métodos utilizados para trabalhar as competências propostas, especialmente nas turmas de 1o Ano do Ensino Médio. Além disso, visa compreender em que medida as prescrições da BNCC estão sendo efetivamente aplicadas nas escolas investigadas. Este estudo contribuirá para uma compreensão mais aprofundada das práticas pedagógicas no ensino de História e dos desafios enfrentados na implementação da BNCC.

Interno - 5373 - ANDRÉ VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA
Presidente - 713.364.863-68 - ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA - UECE