Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON LEÔNCIO CARNEIRO

DISCENTE : ANDERSON LEÔNCIO CARNEIRO
DATA : 28/03/2024
LOCAL: Google Meet

ENTRE TEXTOS E IMAGENS: AS REPRESENTAÇÕES DO NORDESTE BRASILEIRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Nordeste; livro didático; representação.

O propósito desta pesquisa consiste em analisar a representação do Nordeste nos materiais didáticos do Ensino Fundamental II, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2024. A avaliação englobou um total de catorze livros didáticos referentes ao nono ano do Ensino Fundamental II, pertencentes às quatorze coleções de História aprovadas pelo PNLD. A escolha desta série específica justifica-se pela sua responsabilidade em abordar a habilidade (EF09HI02) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que consiste em caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954. O período abordado para a compreensão dessa habilidade coincide com a época da invenção do Nordeste brasileiro e sua separação geográfica em relação ao Norte do país. A representação do Nordeste, nesse contexto, adquire relevância, visto que a separação geográfica se traduz em distintos significados no campo das representações. Considera-se, desta forma, que o Nordeste emergiu com uma complexidade de símbolos, destacando temas como seca, cangaço, fanatismo religioso e coronelismo enquanto elementos fundamentais na construção da imagem da região no imaginário popular brasileiro. Este estudo visa examinar de que maneira os livros didáticos, produzidos por editoras do Sudeste e redigidos por autores provenientes do Sudeste e Sul do país, representam o Nordeste no contexto da Primeira República. Essa fase da história brasileira é notória não apenas pela invenção do Nordeste, mas também pelos temas que se transformaram em estereótipos da região. Embasada no conceito de representação, em análises aprofundadas sobre o Nordeste e em estudos sobre livros didáticos como fontes históricas, a investigação abordou o contexto histórico brasileiro durante a Primeira República, destacando como temas específicos presentes nos livros didáticos relacionados com esse período. A partir dessa perspectiva, centra-se a reflexão em três temas intrinsecamente ligados ao Nordeste no imaginário popular: o coronelismo, o messianismo e o cangaço.

Presidente - 5373 - ANDRÉ VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA
Interno - 5375 - MARCILIO LIMA FALCÃO