GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DO MMORPG TIBIA NAS AULAS SOBRE IDADE MÉDIA
Gamificação. Metodologias ativas. Ludicidade. Ensino de História. MMORPG na educação.
Trata-se de uma pesquisa sobre a gamificação, fazendo uso do MMORPG Tibia no ensino de História, enfatizando as aulas sobre Idade Média. Apresenta as potencialidades da gamificação no ensino de História, abordando como a convivência em um universo digital pode contribuir para a compreensão dos conteúdos ligados ao período medieval. Abordou-se como o MMORPG Tibia pode contribuir para a compreensão do medievalismo, assim como também pode contribuir para a quebra de alguns anacronismos que comumente ocorrem no imaginário do aluno quando o assunto é Idade Média. Foi possível também trazer o que os documentos norteadores trazem acerca do uso de tecnologias no ensino, bem como quais são as orientações das secretarias de educação envolvidas no trabalho. Refere-se também à metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos com o uso do Tibia, debatendo as metodologias ativas na educação e o aluno enquanto peça principal do processo de ensino e aprendizagem.