Banca de DEFESA: TONY CÉSAR DA COSTA FREIRE

DISCENTE : TONY CÉSAR DA COSTA FREIRE
DATA : 17/06/2024

O arquivo escolar como fonte histórica: evasões e reprovações na Escola Municipal do 1º Grau Hipólito (1990-2000)

Educação rural; arquivo escolar; História da Educação; ensino de história.

O fracasso escolar na educação rural ao longo da história republicana do Brasil tem sido tema de vários debates entre educadores, políticos e movimentos sociais. Ela se configura-se como uma educação surgida tardiamente, desvalorizada, mal vista e vinculada à lógica urbanocêntrica. Destaca-se, nesse contexto, a ausência histórica de políticas vinculadas à formação de professores e a precariedade das escolas. Como consequência, esses problemas tem se refletido em nos sérios problemas educacionais como o baixo desempenho escolar dos alunos. Mediante a isso, a presente dissertação tem como objetivo apresentar um censo escolar sobre o número de alunos evadidos e reprovados na Escola Municipal 1º Grau Hipólito (atual Escola Municipal Evilásio Leão), localizado na zona rural cidade de Mossoró-RN entre os anos de 1990 a 2000. Para construir esse censo foram utilizadas 42 páginas de dois Livros de Matrícula e 461 Fichas Individuais encontrados nos arquivos da escola. Os números desse censo foram organizados em quadros e gráficos. O referencial teórico desta dissertação está ancorado nas pesquisas sobre as instituições escolares tendo seus arquivos como fonte de pesquisa na História da Educação, área que se tornou bastante comum entre os historiadores e educadores. Os arquivos da Escola Municipal Evilásio Leão são objetos de pesquisa significativos e úteis para ponderar sobre educação rural não só local como nacional naquele contexto histórico. A pesquisa tem um viés quantitativo e quantitativo, pois além de trazer números absolutos sobre as evasões e reprovações dos alunos hipolitanos, tem como objetivo também, provocar um debate sobre a educação rural tanto local como nacional no final do século XX. Além disso, refletir sobre os limites e as possibilidades do uso da escrituração escolar como fonte de pesquisa para a História da Educação.

Externa à Instituição - ANA MARIA DO NASCIMENTO MOURA - IFRN
Interno - 5373 - ANDRÉ VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA