Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINALDO ALVES DE CASTRO

DISCENTE : REGINALDO ALVES DE CASTRO
DATA : 11/06/2024

REPRESENTAÇÕES ICONOGRÁFICAS DA POPULAÇÃO NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA APROVADOS NO PNLD (2024-2027): permanências e transformações.

Decolonialidade, Representação, Iconografia, Livro Didático.

O presente projeto de pesquisa aborda a temática das representações iconográficas da população negra presentes nos livros didáticos de História aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2024-2027), adotando como problema a ser investigado a análise das rupturas e permanências em tais representações iconográficas, e como questões específicas a serem respondidas: I – a compreensão das relações entre o Pensamento Decolonial e o Ensino de História, destacando sua contribuição para a análise iconográfica dos livros didáticos de História aprovados no PNLD 2024-2027; II - a identificação e análise das permanências e transformações das  iconografias referentes à população negra em duas coleções aprovadas no PNLD (2024-2027); e III - a análise dos usos das iconografias propostospelos autores dos livros didáticos de História, destacando a forma como representam a população negra. A pesquisa adota a metodologia da análise qualitativa documental com abordagem da História Cultural. A seleção das coleções que constituem as fontes de análise direta utilizou o critério de maior adoção pelas escolas municipais de Fortaleza no PNLD (2024-2027) de acordo com o site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e totalizam 16 volumes a serem analisados - oito volumes do livro do estudante e oito volumes do Manual do Professor. Nossa hipótese inicial aponta para o predomínio de uma História eurocentradacaracterizada por uma visão marcada pela colonialidade dos valores ocidentais em detrimento do protagonismo da população negra na História. Nossa pesquisa insere-se no contexto dos 20 anos de vigência da Lei 10.639/03 e aponta para a necessidade permanente de análise dos livros didáticos no sentido de contribuir para a promoção de uma educação antirracista.

Interno - 5373 - ANDRÉ VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA
Presidente - 713.364.863-68 - ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA - UECE