Banca de DEFESA: JOÃO PAULO ALEXANDRINO NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO PAULO ALEXANDRINO NOGUEIRA
DATA : 26/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Narrativas Históricas Escolares sobre a Ditadura Civil-Militar de 1964: Uma análise transversal da BNCC aos saberes discentes


PALAVRAS-CHAVES:

Representações; Apropriações; Narrativas Históricas Escolares; Política.


PÁGINAS: 225
RESUMO:

A pesquisa realizada no mestrado do PROFHISTÓRIA pela UERN tem como foco perceber nas narrativas históricas escolares acerca da Ditadura Civil-Militar de 1964 quais são as principais representações construídas sobre o tema. O estudo se propõe a realizar uma análise abrangente e multifacetada. Para tanto, busca-se um corte transversal passando desde o que é proposto na BNCC, principal documento curricular, tentando entender como suas competências e habilidades para a área de Ciências Humanas tratam da existência da Ditadura no Brasil. O segundo passo, é perceber como o conteúdo e tratado e analisado nos livros de didáticos, buscando entender qual o papel de materiais para a construção das representações do período. Esta metodologia busca não apenas examinar o que é oficialmente proposto nos documentos curriculares e nos livros didáticos, mas também investigar as diferentes perspectivas que emergem das falas dos docentes durante o ensino do tema. E por último, nosso estudo se dedicará a explorar como os discentes assimilam, interpretam e representam o momento histórico da Ditadura Civil-Militar de 1964. Este aspecto é essencial para compreender não apenas o impacto das narrativas escolares na formação da visão dos estudantes sobre o período, mas também como essas representações históricas influenciam sua própria identidade e compreensão do contexto político e social do Brasil contemporâneo. Ao analisar como os alunos internalizam e traduzem os conteúdos ensinados, podemos captar não apenas a eficácia do ensino histórico, mas também as lacunas e desafios na transmissão de uma história complexa e muitas vezes controversa. Isso envolve não apenas examinar o que os alunos retêm como informações históricas, mas também como eles reinterpretam essas informações à luz de suas próprias experiências, valores e influências externas. Para a coleta dos dados, utilizamos testes de sondagem e questionários, juntamente com entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio, que junto com as observações de sala de aula serão convertidas em peças protocolares, constituindo nosso corpo documental. Os resultados encontrados nos mostram quais as representações marcam a identidade dos discentes em escolas públicas de Fortaleza, no Ceará, como também nos revelam o papel fundamental desempenhado pelos professores para desenvolver a compreensão real do que realmente foi a Ditadura Civil-Militar que muitos setores políticos e culturais de direita ultraconservadores tentam defender e legitimar o período através de falas nos mais diversos instrumentos culturais.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDRÉ MENDES SALLES
Presidente - 5373 - ANDRÉ VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA
Interno - 713.364.863-68 - ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA - UECE
Notícia cadastrada em: 19/07/2024 08:51
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