DO MAR BROTA UMA FLOR NA SALA DE AULA: a Revista Brasil Salineiro e seu uso didático no Ensino de História (1953-1963)
Ensino de História. História Local. Periódico. Revista Brasil Salineiro.
A pesquisa aborda a revista “Brasil Salineiro” enquanto fonte histórica para a produção e compreensão da história local e seu uso na sala de aula. Para tanto, analisamos a publicação no período de sua circulação entre os anos de 1953 e 1963, contexto histórico denotado pela política do Nacional-desenvolvimentismo. O estudo da temática se apresenta como elemento relevante para a compreensão da história de Mossoró, dado o papel expoente dos parques salineiros na configuração econômica, política e social do município. Mediante uma história cultural do social é tecida uma análise qualitativa dos textos que refletem a articulação entre a produção, circulação dos saberes sobre o sal na Revista e a história local. Fornecendo uma nova maneira de encarar os periódicos e revistas enquanto fontes e arquivos históricos para uso didático na sala de aula e assim contribuindo para o ensino de história ao propor novos elementos e abordagens.