Banca de DEFESA: WALBÊNIO ALVES CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALBÊNIO ALVES CARNEIRO
DATA : 19/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

REVALORIZANDO O CONHECIMENTO: O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA MARIA CÉLIA PINHEIRO FALCÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino das Relações Étnico Raciais; Educação Antirracista; Descolonização Africana; Formação de Professores.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

A pesquisa explorou o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira entre professores do Ensino Médio na Escola Estadual Profissional Professora Maria Célia Pinheiro Falcão, em Pereiro -CE. O objetivo foi entender os desafios enfrentados na implementação da Lei no 10.639/2003 em sala de aula. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo iniciou com uma revisão bibliográfica crítica sobre a colonialidade do saber e a proposta de descolonização por meio da epistemologia pós-colonial. Em seguida, analisou a prática educativa dos professores através de questionários e documentos da escola. Dividido em três capítulos, o trabalho discutiu políticas afirmativas desde os anos 1980, leis antirracistas e os desafios impostos pelo Novo Ensino Médio. Propôs também um diálogo construtivo com os professores de História e Geografia, visando aprimorar o ensino da história da África. Como contribuição prática, foi apresentado o Projeto Pedagógico " Revalorizando o Conhecimento: o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Escola Estadual de Educação Profissional Professora Maria Célia Pinheiro Falcão", destinado a enriquecer o conhecimento dos professores da instituição, promovendo uma compreensão mais profunda e inclusiva da diversidade cultural e histórica, e capacitando-os para abordar de maneira crítica e reflexiva as contribuições e desafios das culturas afrodescendentes na formação da sociedade brasileira. A pesquisa busca impulsionar debates e melhorar as práticas educacionais, reafirmando o compromisso com a promoção de uma educação mais inclusiva e respeitosa com as diversidades culturais e históricas. Conclui-se que a colaboração entre universidades e escolas é fundamental para construir espaços de reflexão e melhorar a prática docente, e que a resiliência dos professores diante de desafios, como a pandemia de Covid-19, exemplifica a capacidade de adaptação e inovação na educação. Esses esforços são cruciais para avançar no sentido de uma educação que valorize e respeite todas as identidades culturais e his-órias, garantindo um ambiente escolar verdadeiramente inclusivo e equitativo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ISRAEL SOARES DE SOUSA
Presidente - 2460 - LEMUEL RODRIGUES DA SILVA
Interno - 5375 - MARCILIO LIMA FALCÃO
Notícia cadastrada em: 06/09/2024 12:34
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