Banca de DEFESA: ANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES
DATA : 25/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet (meet.google.com/xyd-pyvv-iho)
TÍTULO:

O MUSEU VAI À SALA DE AULA: MUSEU VIRTUAL COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Aprendizagem; Museu Virtual.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

O tema sobre utilização das novas tecnologias educacionais em sala de aula não é recente, porém nos últimos anos, professores, secretarias municipais e estaduais de educação se voltaram com o objetivo de inserir as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC’s) no contexto escolar em decorrência, especialmente, do período pandêmico (2020-2021), onde tiveram que modificar a oferta de ensino presencial para a modalidade de ensino remoto. Partindo então desta realidade, objetivamos discutir e compreender as possibilidades de utilização dos museus virtuais como fontes ao ensino de História no ensino fundamental II. Para tal, selecionamos a exposição virtual - Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, do museu Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no sentido de analisar o uso deste ambiente virtual para o ensino de História. A pesquisa está amparada nas análises de GUIMARÃES (2014), PEREIRA (2009) e RAMOS (2020), no que diz respeito ao estudo sobre museus, entendido aqui como: “um espaço para recriação da memória e reinterpretação do tempo, da cultura e da história”. O conceito de museu virtual ancorado nos trabalhos de: PIACENTE (1996), OLIVEIRA (2002) e ARRUDA (2011) apontam como um espaço que possibilita interações múltiplas entre o patrimônio e seus visitantes através deste espaço virtual paralelo, que podem possibilitar uma democratização no acesso de crianças e jovens, que muitas vezes são impossibilitados de acessar estes aparatos por conta das diversas barreiras impostas como: falta de condições financeiras, transporte, logística e distância física entre a escola e o museu. Nesse sentido, buscamos com este trabalho analisar, a partir dos aspectos levantados na visita virtual a exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, possibilidades educativas que o professor de História pode construir com seus alunos na mediação de reflexões a respeito de aprendizagens sobre temporalidades que os bens culturais virtualizados podem expressar a partir das percepções do uso social dos objetos museais e seus
simbolismos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 12510 - CARLOS EDUARDO MARTINS TORCATO
Presidente - 5375 - MARCILIO LIMA FALCÃO
Externa à Instituição - VANESSA SPINOSA
Notícia cadastrada em: 10/09/2024 08:11
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