A CIDADE DO QUE JÁ TEVE: POSSIBILIDADES DA HISTÓRIA DE MACAU/RN POR MEIO DO ACERVO DO MUSEU JOSÉ ELVIRO
História Local; Museu; Educação Patrimonial.
Este trabalho a ser apresentado à banca de qualificação é composto por dois capítulos, além das propostas de terceiro capítulo e quarto capítulo (este último que incluirá o produto educacional previsto). Trata-se de uma pesquisa que aborda a relação entre o Ensino de História Local e a preservação do Patrimônio Histórico, tomando o Museu José Elviro, um museu de história local na cidade de Macau/RN como objeto. Com o objetivo de investigar o potencial educativo do museu, pretendemos apresentar a Educação Patrimonial como um meio capaz de promover a valorização do equipamento cultural, uma vez que este se encontra, atualmente, abandonado pela comunidade. Neste trabalho de pesquisa utilizaremos a abordagem qualitativa, buscando interpretar o objeto de estudo a partir de análises documentais e de questionários semiestruturados, com base nos conceitos de Lugar de memória, História Local e Educação Patrimonial. Em nossa primeira análise, pudemos concluir que os museus históricos de cidades do interior enfrentam diversos desafios como a falta de investimentos, a degradação e, principalmente, a invisibilidade, que poderá ser superada através de uma educação que priorize um trabalho contínuo de reconhecimento da importância em sustentar a memória para a compreensão de como o nosso presente foi construído. A partir disso, propomos, como produto educacional, a realização de uma curadoria compartilhada com os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Professor JoséOlavo do Vale, onde a seleção dos objetos museológicos evidenciará a importância do acervo do museu para a história local.