LIMA BARRETO: olhares sobre a política e a educação no Brasil republicano (1909 — 1922).
Lima Barreto; intertextualidade; ensino de História do Brasil; ensino de Literatura.
Este trabalho consiste em uma proposta de utilização da literatura como fonte histórica e as possibilidades do seu uso pelos professores da educação básica. Partindo do entendimento de que, em sala de aula, aprendizagem e pesquisa são indissociáveis, o presente trabalho tem como objetivo fornecer subsídio para a utilização das obras do escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), como uma ferramenta para o ensino da História do Brasil republicano. Tendo como principal metodologia de análise o diálogo da Literatura com a Historiografia e a Sociologia, tentamos desvendar o significado da implantação da República no Brasil (1889) e a construção da nacionalidade brasileira a partir dos escritos do presente autor. O projeto didático a ser desenvolvido visa entender como os estudantes podem ser impactados pelo ensino de História através da Literatura, no sentido de coletar dados que justifiquem a ampliação da prática interdisciplinar nas escolas, a partir do entendimento da relação de intertextualidade entre as narrativas produzidas por Lima Barreto e de historiadores preocupados em interpretar as"grandes questões nacionais" sobre as luzes de sua época.