Banca de DEFESA: GUILHERME COELHO COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME COELHO COSTA
DATA : 30/06/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/ovm-qgue-rrz)
TÍTULO:

DA BNCC DO ENSINO MÉDIO À SALA DE AULA: refrações entre a prescrição das competências e a prática no ensino de História


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. BNCC. Competências. Refração. Prática docente.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Essa dissertação investiga os processos de refração no ensino de História a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase na centralidade da categoria de competência como princípio estruturante da nova política curricular. Partimos da compreensão que a BNCC compõe uma narrativa sistêmica que orienta o desenvolvimento de competências, cuja lógica se mostra frequentemente diferente das concepções e práticas que orientam o ensino de História, gerando tensões e desafios para a prática docente. Utilizamos uma análise qualitativa de caráter etnográfico, articulando análise documental da BNCC, observações de práticas pedagógicas e entrevistas com professores e professoras de História. Nosso referencial teórico se baseia, principalmente, nos conceitos de estratégia e tática, de Michel de Certeau, e de refração, de Ivor F. Goodson, entendendo, assim, a prática do ensino de História como uma prática criadora. Acompanhamos dois professores e uma professora da rede estadual do Ceará, na cidade de Aracati. A partir da análise das aulas acompanhadas, foram identificadas quatro categorias de refração: foco no ensino, conceitualismo, desvio avaliativo e conteudismo. Elas expressam como os docentes interpretam, ressignificam e, por vezes, silenciam as prescrições curriculares no cotidiano escolar. As entrevistas evidenciaram quatro fatores centrais que contribuem para essas refrações: (1) a não participação dos docentes no processo de formulação da BNCC, uma vez que o documento foi elaborado majoritariamente por agentes externos ao ambiente escolar; (2) o conflito de identidades docentes gerado a partir de novos pressupostos para o ensino de História; (3) a polissemia e fragmentação do conceito de competência, o que permite apropriações diversas; e (4) a escassez de processos formativos consistentes sobre as novas prescrições, o que caracteriza um vácuo estrutural em relação às propostas. Além desses fatores, os discursos dos professores revelaram respostas à narrativa sistêmica que se expressam em práticas de adaptação, ressignificação e, em alguns casos, rejeição parcial dos elementos normativos do documento, reafirmando a centralidade do conhecimento histórico e da autonomia docente. A pesquisa contribui para o debate sobre os impactos da BNCC no ensino de História, evidenciando os limites, as tensões e, também, as possibilidades de atuação dos docentes frente às reformas educacionais contemporâneas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MONICA RIBEIRO DA SILVA - UFPR
Interno - 5373 - ANDRÉ VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA
Presidente - 713.364.863-68 - ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA - UECE
Notícia cadastrada em: 17/06/2025 10:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern