LIMA BARRETO: olhares sobre a política e a educação no Brasil republicano (1909 – 1922)
Lima Barreto; intertextualidade; ensino de História do Brasil; ensino de Literatura.
Este trabalho consiste em uma proposta de utilização da literatura como fonte histórica e as possibilidades do seu uso pelos professores da educação básica. Para tanto, parte-se do entendimento de que, em sala de aula, aprendizagem e pesquisa são indissociáveis. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo fornecer subsídio para a utilização das obras do escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), como uma ferramenta para o ensino da História do Brasil republicano. A principal metodologia de análise consiste no diálogo da Literatura com a Historiografia e a Sociologia, em que tentamos desvendar o significado da implantação da República no Brasil (1889) e a construção da nacionalidade brasileira a partir dos escritos do presente autor. A sequência didática desenvolvida visa demonstrar como os estudantes podem ser impactados pelo ensino de História através da Literatura, a fim de justificar a ampliação da prática interdiciplinar nas escolas, a partir do entendimento da relação de intertextualidade entre as narrativas produzidas por Lima Barreto e por historiadores preocupados em interpretar as “grandes questões nacionais” sob a luz de sua época.